2 de junho de 2014

Balanço do mês de Maio

No passado dia 12 de Maio recebi o meu plano de preparação para a maratona. E devo confessar que... analisando os dados do runtastic... acho que vou levar uma tareia quando o treinador olhar o registo. Bom, tareia é só um modo de expressão, claro (espero eu). A verdade é que o plano está traçado para cinco sessões semanais e, digamos que, não cumpri com exactidão o proposto. 

Óbvio que há tolerância. Ele sabe e admite que os seus atletas cumprem - em média - cerca de 80% dos planos que ele faz. De qualquer modo fica o registo de Maio:

- 16 sessões de treino
- 144.63 km 
- 19h 





9 comentários:

  1. Penso que um plano de treinos com 4 treinos semanais é suficiente (mas atenção que não sou expert na matéria), pelo menos é o que me têm dito, além de equilibrar treino com repouso.

    Ainda assim um plano de 5 treinos semanais cumprido a 80% fica praticamente um treino efetivo de cerca de 4 treinos semana.

    Os quatro treinos/semana era a minha aposta, mas que agora está em stand by. Para já apenas alguns treinos para ir mantendo a forma, e mais, só depois de ter certezas mais concretas da avaliação, o que ainda vai levar várias semanas.

    FORÇA !!!

    Deixo-te aqui algo que costumo utilizar como motivação: "NUNCA digas NÃO consigo! Diz APENAS AINDA NÃO CONSEGUI!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, muitos de vós estão a frisar esse ponto dos 5 treinos por semana, vou falar com ele para confirmar que nao me enviou erradamente o plano de um atleta dele :\

      E obrigada pelas palavras de força e devolvo. Um beijinho e força para ti tb :)

      Eliminar
  2. Bom, para além daquilo que o Fernando atrás referiu há ai algo que, à partida, me assusta: 3 treinos seguidos nas últimas duas semanas (18,19 e 20 e 25,26 e 27).

    4 treinos / semana e nunca fazer mais do que dois treinos seguidos e no dia seguinte a um longão fazer sempre pausa creio que seja algo mais equilibrado :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os treinos a seguir ao longo, são de recuperação. Mas eu vou falar com o treinador e re-confirmar que ele nao se enganou no plano :)

      Eliminar
  3. Muito bem. Se o treinador diz é para fazer :) ...não concordo com os colegas aí da cima ....quer dizer, concordo que 4 treinos semanais podem ser suficientes, mas fazer treinos em dias seguidos ou 5 treinos semanais não é problema, desde que estejas preparada para essa carga e não tenhas passado do 8 para o 80% (o que não me parece ser o caso). Além disso, e como bem referes, algumas corridas são de recuperação. Já dizia o Dean Karnazes...a seguir a uma Maratona, mesmo que não consigas caminhar, corre um pouco :)
    Mas confirma com o "Mister"...ele é que é o verdadeiro entendido e tens que confiar é nele, e não ligar nenhuma ou pouca a amadores como eu ;)
    Beijinhos e dá-lhe forte...esses 42,195m vão ser teus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo incentivo e pela confiança Carlos. O bom deste (e outros blogs) é este mesmo: cada leitor pode dar a sua opinião mediante a sua experiência. São opiniões muito empíricas, porque todos nós temos mais ou menos experiência e conseguimos analisar melhor os desafios. São opiniões fundamentadas nas nossas experiências e não no "diz-que-disse". Eu gosto muito desta partilha de experiências que vamos fazendo :)

      Realmente, nesta fase do plano de treino, e tendo em conta que ainda faltam 5 meses para a maratona, a carga é muito leve, daí não estar a ser difícil cumprir o plano. Por vezes, o que sinto ser complicado é mesmo acordar às 6h para ir treinar, pois é a única altura do meu dia que posso fazer. Na maioria dos dias acordo bem, mas claro que às 22h30 já estou a dormir. Mais um mês, com o aumento da carga e do calor, vou ter de acordar por volta das 5h para fazer os longos... Mas tudo é uma questão de hábito :)

      Eliminar
  4. Bla, bla, só retive a caminhada na praia:) ahh, qualidade de vida :)
    Nunca fiz uma maratona, treinar para meio fundo ou fundo também não.
    Ou seja, vou correndo conforme posso e quero ( ou vice versa...) mas...fui atleta federado ( noutra vida e olhando-me ao espelho, noutro corpo) embora fosse saltos e velocidade e...cheguei a ter 6 treinos semanais.
    Mas...estamos a falar de realidades e treinos diferentes, muita força, explosão e não tantos km.
    Resumindo, concordo com todos e em especial comigo.
    Pelo sim pelo não, vê se o plano tem o teu nome...e...se o objectivo é o que tu pretendes, tempo previsto, média de tempo...
    De resto, é preciso ver que no geral vocês mulheres têm uma capacidade de sofrimento superior à de alguns homens, deve ser com isso que o Mister (ahaha) está a contar.
    Tenho que arranjar uma cousa dessas...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que está atento aos detalhes :P
      Eu gosto muito de caminhar e, quando sei que vou fazer caminhadas longas - quer na praia ou em turismo - gosto de correr a app e ver, no final do dia, quantos km fiz :)

      Eliminar
  5. Maratona em Novembro? Nacional?
    Hmmm, pois...é uma boa escolha, dizem.;)
    Houve uma altura o ano passado que acabava por fazer várias caminhadas por semana e também as contabilizava, até para ter outra noção das distâncias e ritmos.

    ResponderEliminar