Decorreu ontem, na serra de Montejunto, o Montejunto Trail 2014, uma prova composta por caminhada (10km), trail curto (21,5km) e trail longo (37,6km). Inscrevi-me no trail curto e, de acordo com a organização da prova, estas eram as suas características:
Distância: 21,5 KM
Diferenças de Altitude: 580 metros (Altitude desde 71 metros para 651 metros)
Subida Acumulada: 1010 metros
Descida Acumulada: 860 metros
Grau de Dificuldade: Dificil
Duração Apróximada: 2 .30h
Portanto, sabia que ia ser uma prova difícil e também sabia que não ia fazer o tempo estimado pela organização (i.e., 2h30). Dadas características do terreno e da altitude - e porque não sou, e dificilmente serei, rápida na corrida - apontei fazer uma media de 5km por hora. Devagarinho, com segurança e desfrutando das paisagens, pois aqui ninguém é profissional e não corro por qualquer equipa, por isso não quero sentir a pressão dos tempos.
E assim lá fomos. A prova deveria ter inicio às 9h com o trail longo e às 9h15 com o trail curto, mas devido à estupidez de alguns participantes (a hora prevista de chegada dos atletas para inicio da prova era entre as 7h e as 8h20, mas às 9h15 - hora que já devia ter iniciado ambas as provas - ainda chegavam atletas) e flexibilidade da organização (que permitiu a espera desses atletas e atrasou o seu inicio), a prova começou mais de 30m depois do previsto.
Lá partimos e fizemos o que podíamos e como podíamos. Uma vez mais implorei à minha lebre sexagenária para desacelerar... Difícil, minha gente, isto anda muito difícil... aqueles 63 anos são muito avançados para mim. Tenho de arranjar outra lebre! E de preferência com 87 anos!
Não liguei a aplicação runtastic porque fiquei sem carregador do telefone este fim-de-semana e não queria gastar a pouca bateria que ainda tinha, não fosse acontecer alguma emergência. Além disso, até à hora de escrita deste post, também ainda não foram lançados os resultados desta prova. Não posso dizer-vos com grande certeza os tempos que fiz. Acho que andou por volta das 4h10m. Mas não, não me sinto envergonhada por este tempo. Sei que fui das últimas a chegar à meta. Sei que os últimos 800m fiz a andar, porque as minhas pernas já não respondiam. Sei que foi muito duro para mim. Sei que esta foi, sem dúvida alguma, a prova mais difícil que fiz na minha vida. E nesses últimos 800m pensava porque motivo estava naquele estado, totalmente estoirada. E depois lembrei-me.... para além de subir quase 5km seguidos (primeira subida), foi a altitude que me provocou os estragos. Foi perceber que no intervalo dos quilómetros 13 a 15 ter de parar quatro vezes para respirar e baixar o ritmo cardíaco, por já sentir nos meus ouvidos o coração a bater. E foi o calor que se fez sentir e desgastou ainda mais o corpo.
Desta prova levo uma grande lição de humildade. Não sou nenhum "carapau de corrida" nem ambiciono ser. Tenho uma passada lenta e pouca resistência. Os meus objectivos são básicos e, salvo raras excepções, passam por chegar tranquilamente à meta.
Agora, uma coisa é certa, a o Montejunto Trail é uma prova excepcional, com paisagens deslumbrantes e de cortar a respiração. Quem gosta de trilhos, esta é uma prova a realizar. Mas vão preparadas para a dureza da prova e para a sua altitude.
Deixo-vos as fotos.









fotos cortesia de @msblog (instagram)