17 de fevereiro de 2014

Treino 20km Cascais

E eis que o São Pedro decidiu fazer uma pausa no trabalho. No Sábado foi complicado, por questões pessoais, mas no Domingo calcei os ténis e descemos ao paredão (nós e mais 6242728 pessoas), mas deu para treinar a resistência. 



Deu para perceber que, e apesar da falta de treino e alguns "pregos no meu caixão", a nível respiratório e muscular parece estar tudo no bom caminho. Contudo, no último quilometro comecei a sentir os joelhos moídos. Apesar de ser uma dor ser ligeira, deu para perceber que a articulação estava a ficar magoada. 

Aos especialistas ou simples camaradas que lêem este blog, alguma dica para prevenir lesões? Pensei em fazer trabalho localizado nas pernas, designadamente este e agachamentos para fortalecer os músculos em torno da articulação. Mas sugestões aceitam-se de bom grado.




E o vosso fim de semana? Aproveitaram para treinar, namorar, descansar ou, simplesmente, apanhar sol?

6 comentários:

  1. As minhas dores nas articulações não são assim tão ligeiras... Mas o maior problema mesmo foi voltar a sentir um esticão nos tendões do lado do gémeo esquerdo que me levou a fazer gelo o resto de Domingo. Se alguém me poder dar também alguma dica para evitar este tipo de lesão, agradeço! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquecer e alongar muito bem seguido de 4kg de voltaren :P Estás melhor hoje?

      Eliminar
  2. Belo treino. Se te sentiste confortável com esse ritmo, é mantê-lo como referência para os 20km de Cascais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oohh obrigada! e se fizer este ritmo, apenas posso deixar uma mensagem:

      "camaradas, não temam em ser os últimos, pois eu irei fazer companhia ao condutor do carro vassoura!"

      Fora de brincadeiras, o meu objectivo é mesmo fazê-los sem paragens, independentemente do tempo :)

      Eliminar
  3. Queria ter respondido mais cedo mas não tive possibilidade. Não sou um "expert" na matéria, mas à medida que o tempo passa vamos aprendendo algumas coisas com a nossa experiência e com a experiência de outros atletas.

    Há alguns anos atrás, ainda mesmo antes de começar a correr tive problemas com dores nos joelhos e o ortopedista na altura mandou-me fazer fortalecimento dos quadricepes (músculos da perna acima do joelho - coxa) para reduzir a instabilidade ao nível do joelho. O exercicio acima foi um dos que fiz, bem como agachamentos e agachamentos em desiquilíbrio. Também o trabalho em ginásio com máquinas e pesos, devidamente orientado pode ajudar a um bom fortalecimento.

    Outro problema que também pode dar dores no joelho é o joelho do corredor (http://eucorrologoexisto.blogspot.pt/2013/08/joelho-do-corredor.html) ou o sindrome da banda Iliotibial (http://eucorrologoexisto.blogspot.pt/2014/01/sindrome-da-banda-iliotibial.html).

    Há algum tempo atrás tive algumas dores no joelho e consegui superá-las através da utilização de uma ligadura elástica no joelho (http://www.decathlon.pt/ligadura-joelho-s300-id_8163358.html).

    Também o facto da passada poder ser pronadora ou supinadora pode originar dores nos joelhos, pelo que devemos conhecer o nosso tipo de passada e ter calçado específico para esta.

    Existem muitas situações que podem originar as dores no joelho pelo que devemos ouvir os sinais do nosso corpo e tentar perceber qual a sua causa, e em caso de persistência ir a um fisioterapeuta ou a um ortopedista especializado em joelhos.

    Espero ter ajudado.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fernando. Mais logo vou ver os videos com cuidado (neste momento não tenho como escutá-los). Mas muitisso obrigada pelas informações :)

      Eliminar