18 de fevereiro de 2014

E o que eu odeio de subidas...

Foi muito bom acordar às 7:00 para às 7:30 estar já a treinar. O treino de hoje foi:

- aquecimento 30' em corrida lenta
- 5 x 100m em subida velocidade máxima

Resultado:



Apesar do programa apresentar dados meramente indicativos e já dando uma tolerância em relação às margens de erro, fiquei bastante contente com a velocidade máxima. Para a próxima faço em terreno plano, só por curiosidade. 



17 comentários:

  1. Subidas são mto boas para ganhar endurance. Depois, qualquer recta parece uma descida vertiginosa :D

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    1. mas não deixam de ser penosas :(

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  2. Epa assim é que é! Eu não consigo correr. Faço tipo 5 minutos e morro :p tens que dar umas dicas para o pessoal como eu! Haha

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    1. Ah, obrigada :)
      Experimenta fazer uma caminhada numa prova, vais ver que ficas com o 'bichinho'

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  3. Treinar rampas é muito bom para a resistência e faz com que rapidamente consigamos correr mais tempo em percurso plano e mais confortavelmente.

    Estes treinos devem ser alternados com treinos de corrida contínua, mais ou menos longa, mais ou mennos intensa, e com séries.

    Bons treinos,

    Fernando Varela

    P.S. - Ao treinarmos subidas estamos mais preparados para as encontrar em prova. Atenção que a Meia Maratona de Almada tem algumas subidas acentuadas. (ver foto com elevação --> http://eucorrologoexisto.blogspot.pt/2014/02/1-treino-corro-logo-existo-cronica.html)

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    1. obrigada pela dica Fernando. Tu corres muuuuuito rápido. Tu e o bluesboy são um outro campeonato que naão o meu :P

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    2. Somos todos do mesmo "campinato" minha cara :)

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    3. claro que somos! se vocês correrem atrás de mim...

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  4. Se há alguém que corre muito rápido esse é o bluesboy. Os campeonatos somos nós que o fazemos. Em 2011 não conseguia fazer menos de 1h aos 10 kms. Agora, mesmo tendo estado parado cerca de 8 meses, entre 2012 e 2013, ao regressar aos treinos, e ao disciplinar-me notei uma grande evolução. Cheguei mesmo a tirar 22 minutos na Meia Maratona, de 2h 36 para 2h 14.

    O treino de rampas e os treinos de séries, feitos com alguma regularidade, levam a que aumentemos a nossa velocidade.

    O grande truque é conseguirmos abstrairmo-nos do que nos rodeia à nossa volta no dia de prova e não tentar ir com aqueles que são mais rápidos que nós. Fiz isso na ultima Meia, e ainda que tenha tirado 22 minutos, dei o estouro ao km 14 e fui a arrastar-me até ao fim.

    Continuação de bons treinos.

    P.S. : Se a Meia de Almada é um objetivo, independentemente do tempo, fazer subidas é excelente, não só na vertente de fazer fárias repetições à máxima velocidade que se consiga, mas também escolher subidas longas e continuadas, de forma a criar resistências para quando as encontramos em prova.

    Fernando Varela

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    1. Eh, alto lá, que calunias estão aqui a ser escritas sobre a minha pessoa?

      Eu não corro rápido. "Nada lento" ainda admito, hehe!

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    2. Eu tenho bem presente a importância de irmos no nosso próprio ritmo. Eu sei que a minha passada é lenta (x=6.30), mas os meus objectivos neste momento são mais em completar as provas. Talvez um dia possa estabelecer como metas a redução do tempo, mas para já vou no meu ritmo. Mas não deixa de ser curioso que nas partidas fico para o ultimo, mas depois vou 'apanhando' alguma malta que partiu à minha frente heheh

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  5. Só descobri o teu blog agora , e logo com um post com um titulo muito "forte" , eheheh...

    só te digo: "agora odeias" mas se continuares , vais ficar a "adora-las" :D

    Ficamos mais fortes , mais confiantes , e em melhor forma muito mais rapido ! :)

    Boa continuação J

    Artur

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    1. Olá Artur, bem vindo e, por favor, vai deixando aqui alguma da tua experiência. Se dizes que um dia vou gostar de subidas, fico mais tranquila, mas a verdade é que neste momento... nop, não simpatizo nada com elas.

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  6. Olá, como o AJB também só agora descobri o teu blog e...se é verdade que somos todos do campinato há uma que vão um bocadinho mais na frente mas o objectivo é gostar do que fazemos.
    E quanto às subidas...pensa assim, quando as acabas é uma alegria!;)

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    1. se é uma alegria!

      Bem-vindo/a **

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