7 de agosto de 2014

Isso, da alimentação (química) desportiva...

Uma das minha grandes dúvidas acerca dos treinos especializados, prende-se com a alimentação desportiva. Tenho um instagram e sigo várias pessoas que têm alguma actividade fisica e recorrem a a batidos e comprimidos pré-treino, treino, pós-treino, para dormir, para acordar, para perder barriga, para ganhar músculo, etc, etc, etc... Confesso que me assusta um pouco ver tantas pessoas recorrem a suplementos químicos para suprirem necessidades nutricionais, quando a actividade física que realizam, nem sequer justifica este complemento. 

Eu evito ao máximo ingerir produtos químicos (já basta aqueles que ingerimos na alimentação) e sempre fugi um pouco destes 'alimentos em forma de pó'. Talvez por isso terei gostado tanto da minha nutricionista, uma vez que reforçou esta minha teoria. Nesta fase de pré-preparação da maratona, a única coisa que sugeriu foi mesmo bebida isotónica após os treinos longos ou treinos de séries. 

Claro que há excepções, mediante o nosso organismo, objectivos de treino, treinos de cargas elevadas,  mas eu sou apologista que devemos sempre tentar alimentar o nosso corpo com "comida verdadeira". Eu sei que dentro em breve, com o aumento da carga de treinos, eu vou precisar de alguns suplementos, pois só com comida não me vou safar (a não ser que coma 40kg de carne e 72 bananas). Mas para já, não é necessário... É tudo através da comidinha. E sem desculpas - no mês passado corri 171km. O meu pós treino de hoje? Isotónico (minerais), uma banana (Hidratos de Carbono + vitaminas) e uma fatia de queijo flamengo light (proteína).



today's lunchbox

17 comentários:

  1. Não tenho a menor dúvida que a "comida de verdade" é a melhor que podemos ingerir e o ideal seria se pudéssemos recorrer só a ela!
    A questão é que, como tu bem referes, para atingir determinados objectivos torna-se praticamente impossível recorrer apenas aos alimentos sem recorrer a determinados suplementos. Além de sair muito dispendioso, torna-se difícil obter fontes isoladas de proteína que não contenham gordura, hidratos de carbono...
    Mas no teu caso, enquanto conseguires manter-te apenas à conta de alimentos de verdade, óptimo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é isso mesmo. Mas tenho visto tanta coisa que fico um pouco assustada com algumas atitudes... Pessoas que vai 2/3 ao ginásio por semana e tomam proteínas e outros complementos... :/

      Eliminar
    2. Bolas, eu vou 4 vezes minimo pir semana ao ginásio, e nâo kero ká ingerir quimicos.... Venha a comidinha saüdavel!!! E nâo, n vou correr nenhuma maratona.

      Eliminar
    3. Na minha óptica de leiga, complementos devem ser isso mesmo: complementos. O problema é que há muitas pessoas a fazer "xixi caro".

      Eliminar
    4. Eheheh bota caro nisso!!!!
      :-)

      Eliminar
  2. O iogurte é magro, certo, tu vê lá!?!

    Esta questão da suplementação é sempre interessante e também me assalta de vez em quando.

    Tudo depende dos objectivos e muitas vezes de como os queres atingir.

    Claro que em corridas mais longas ou com mais calor, além dos isotónico (até pode ser caseiro, água, mel ou açucar, sal, limão....) também dá jeito uns géis e/ou barras.

    Mas o que mais assalta com duvidas são os pós treinos, tomo proteina "whey", a caseina é gira, uii, então e uns CLA, isso com batido de fat burner de morango dever ser...enfim...eu continuo a gostar, sempre que posso, do meu copo de leite meio gordo (pode ser Vigor, Agros ou até Serraleite) com Milo (ou então Ovomaltine).

    Claro que alguns corpinhos que por aí vamos vendo não são só corpinhos danone, têm obrigatóriamente que tomar algo mais.

    Há uns anos, para além da corrida, btt e coiso, fazia um pouco de musculação.
    E tomava uns batidos proteicos no final, ou seja, proteina do soro do leite, vulgo, "whey".
    E não notei grande aumento muscular ou melhoria de desempenho mas a verdade é que no dia seguinte sentia-me melhor e mais fresco que quando não a tomava.

    Noutra vida, quando prativcava atletismo federado e treinava 5/6 dias por semana não havia cá destas modernices e sinceramente tudo se aguentava mas, se olharmos para além do markting, em casos pontuais há vanatgens em fazer uma suplementação adequada, a questão do que é adequado é que é mais dificil.

    E assim completamos o circulo, resumindo, o que queres e como o queres atingir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, estes não são magros, são "normais" :P
      Whey... Não me venhas cá com tretas que a melhor proteína é a do pastel de nata! É o melhor pós-treino de sempre!

      Eliminar
    2. Tu é bolas de Berlim, pastel de nata...tens que me explicar como consegues manter esse corpinho assim...enfim, genes...
      Olha, estive a rever o meu comentário anterior e...peço desculpa pelos vários erros ortográficos.
      Quanto ao pós treino...1 colher de sopa de Ovomaltine em leite hmmm, pena não dissolver bem em leite frio se não roçava a perfeição :)

      Eliminar
    3. Hahaha é ruindade, não te preocupes. E em relação aos erros, eu também os faço e, a mais, sou a autora... Este é um blog descontraído, não te preocupes com isso (a nao ser que sejas professor de português, linguista, jornalista ou obsessivo, aí toma atenção pah!)
      Ovomaltine só à colher, directamente do frasco para a boca hehehe

      Eliminar
    4. Shhhh, isso não se escreve!!! E nunca mais que 2 colheres de sopa, quer dizer, ouvi dizer, que...bom, ainda tenho Milo...e leite e...ainda nao tomei nada regenerador depois da minha corrida matinal...tenho que ir...

      Eliminar
    5. ahahah és demais!

      Eliminar
  3. A ponderar se hei-de ou não começar a seguir este blog..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fosse essa barba e podíamos ser tão felizes juntos....

      Eliminar
    2. Depois, mesmo que perdesse a barba, continuava com barriga.. :(

      Eliminar
    3. mas com barriga posso eu bem! barba é que não... :(

      Eliminar
  4. Respostas
    1. com o conteúdo da minha lancheira? Ficavas nada... ainda tinha mais 3 caixas de baixo da fruta e dos iogurtes (almoço, salada e lanche de cereais)

      Eliminar