23 de julho de 2014

Psicólogo Desportivo | porque não?



A intervenção do psicólogo desportivo podia ser algo deste género, mas não. Em psicologia, como terão conhecimento, existe diversas áreas e metodologias de intervenção, mas a desportiva reúne uma série de técnicas que visam a melhoria da performance desportiva do atleta profissional ou amador. 

Parece-me que a maioria dos comentadores deste blog têm algum tipo de actividade física. Muitos de vocês têm, inclusive, uma actividade física bastante intensa, já ali  roçar no semi-profissional. Independentemente disso, todos nós, que treinamos quase diariamente e participamos em provas regularmente, percebemos a importância de nos sentirmos seguros e confiantes. Também sabemos como uma "simples" e simpática frase como "o quê? vais fazer 10km? és maluca(o), alguma vez consegues fazer 10km?!" consegue destruir toda uma confiança que vamos construindo no decurso dos nossos treinos. Se isto tem resultados devastadores em nós, que somos amadores, imaginem o que aconteceria se um profissional começasse a duvidar das suas competências técnicas. Aliás, nem é preciso imaginar, basta estar atento a alguns exemplos (uuuiiiiiii que de repente lembrei-me dos 4-0 da Alemanha... ca-ne-co!).

O psicólogo desportivo pode até identificar "fragilidades" na personalidade do atleta, eventuais estados depressivos, eventuais carências afectivas, possíveis dúvidas existenciais, e por aí fora... se todos nós temos, acham que o CR7 não tem qualquer "problema"? Tem, claro que sim, como todos nós temos. O problema é que ele, à semelhança de outros profissionais, como por exemplo os pilotos de F1, WRC ou MotoGP, não se podem 'dar ao luxo' de ter tempos para dúvidas nem indecisões, pois todos os microsegundos contam. É a alta performance desportiva. E aí, quanto mais seguro e confiante o atleta estiver, mas rápido será na tomada de decisão. 

E, para nós que somos amadores e - por muito que digamos contrário - até ligamos aos tempos que fazemos e à p#rra daquele minuto que não conseguimos tirar do nosso RP, o psicólogo desportivo serviria como mais um elemento para melhorar a nossa performance. Se atribuímos importância aos ténis que usamos, às meias que calçamos, aos calções e soutiens desportivos, porque sabemos que todas estas variáveis influenciam o nosso desempenho, porque não dar uma oportunidade à nossa própria auto-confiança? 



6 comentários:

  1. Eu tirei uma pos graduaçao em psicologia e achei bastante fraco. É a minha opiniao. Os amigos podem fazer o papel de psicologo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a tua licenciatura em psicologia e fizeste uma pós em psicologia desportiva e não gostaste, ou és licenciada em outra area e fizeste uma pós em psicologia? (não percebi, desculpa)

      Eliminar
  2. É muito pertinente esta questão. Não tenho qualquer tipo de dúvida que a psicologia desportiva pode melhorar em muito a performance de qualquer atleta.
    Os grandes resultados obtidos pelos atletas de topo mais conceituados não são fruto somente da condição física e da técnica... Têm por detrás associada também uma forte componente psicológica.
    Um boa preparação psicológica é essencial para a obtenção de melhores resultados.

    ResponderEliminar
  3. "don't crack under pressure" - Lembras-te da (fabulosa) publicidade da TAG Heur? Com Ayrton Senna. Havia outras e com outros atletas, piscina e tubarões, formula 1 e no retrovisor um F16, enfim...temos o Carlos Lopes e a antitese, Fernando Mamede ou um ilustre desconhecido que em treinos saltava 1.80m em altura (14 anos) mas em prova nunca passou dos 1.65m...ou que baixava sempre 2 décimas de segundo sempre que corria 100 m acompanhado? por isso, claro que a psicologia é importante! É essencial! Quantas vezes chegamos à conclusão que o limite somos nós que nos impomos?
    E, neste caso no futebol, quantas vezes vês um alemão a perder a cabeça, um italiano? e um português?
    Momento Prof. Moniz Pereira:que treinou tanto o Carlos Lopes como o Mamede e irmães Castro e ...e ... li em qualquer lado que o Mamede era, fisicamente, um diamante como ele nunca mais treinou, até melhor que o Lopes, mas a parte psicológica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de criar um blog. Isso ou começo a guardar os teus comentários para fazer deles post!

      Eliminar