23 de junho de 2014

Nota sobre o seleccionador...

... na verdade, não creio que a responsabilidade do falhanço da selecção nesta competição seja do Paulo Bento. Acredito piamente que fez o melhor que conseguiu. Para mim, o verdadeiro responsável é o Presidente da FPF que contratou o Paulo Bento para a função. Como é que é possível contratar um treinador e fazer dele um dos seleccionadores mais bem pagos do mundo, quando se tem este CV:

Treinador




Não desfazendo, claro, mas quer parecer-me que o treinador do Real Clube de Massamá deverá ter mais currículo que o Paulo Bento... Agora, terminem a competição com o máximo de dignidade possível e regressem a Portugal, porque isso de ir ao Brasil para jogar ténis devia ser uma medida chumbada pelo Tribunal Constitucional. 

11 comentários:

  1. Faltam ai dois campeonatos nacionais roubados ao Sporting pelo Porto.

    Mas tens muitos treinadores campeões do mundo que não tinham palmarés significativo:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Enzo_Bearzot
    http://en.wikipedia.org/wiki/Vicente_Feola

    A questão é simples. Esta equipa é escolha do Bento, que, tal como no Sporting, na Selecção também é fã de queimar jogadores e de anular individualidades. Acrescentas a isto uma pressão dos empresários para não meter a jogar ou sequer convocar uma série de jogadores (do Sporting) e tens ai o resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se será bem assim... Quando ainda era incerto se o Cristiano poderia jogar, muito se falou nos milhões que ele (e o JM) iria perder por causa dos patrocinadores. Acredito que os clubes e empresários façam alguma pressão no sentido de proteger o desgaste físico que este tipo de prova provoca (tendo em conta que os campeonatos terminaram há um mês e muitos deles não tiveram tempo para recuperar), mas pelo menos nesta fase seria coerente ter os jogadores em campo. De qualquer forma, continuo a achar que o PB não tem o punho/teimosia que o seleccionador precisa ter para impor-se contra os lobbies que falaste e para motivar a equipa. E neste assunto, sabes tão bem como eu o que é necessário e que a equipa técnica não tem. Tanto que se criticou o Scolari e vai na volta foi dos homens mais brilhantes no que diz respeito à psicologia desportiva.

      Eliminar
    2. O Scolari é a antítese do Paulo Bento. Encostou empresários, encostou o Pinto da Costa, o Vitor "frango" Baia e punha uma equipa inteira a remar para o mesmo lado e, ainda mais, um país a acreditar naquilo. E resultou. :)

      Eliminar
    3. E conhecendo nós os lobbies da FPF, não achas que o seleccionador teria de ser alguém como o Filipão? Sabemos nós e sabem eles, por isso contrataram o PB.

      Eliminar
  2. Sem dúvida. Falta-nos um líder com carisma e competência para levar a selecção mais longe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até gosto dele, mas sempre disse que ele não tinha a experiência necessária para a função. Ainda dei oportunidade à dúvida, pois apenas conhecia o trabalho dele no scp. Já no Euro aconteceu e agora acontece o mesmo, a equipa sentiu a falta de experiência do seu seleccionador. E atenção: digo falta de experiência e não falta de carácter. Acho que o PB vai-se tornar num grande treinador, mas ainda tem um caminho a fazer...

      Eliminar
  3. Sim, acho que o que não se compreende é a escolha dele para seleccionador. Devia ser alguém com mais bagagem em cima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vamos ver as novidades dos próximos dias.

      Eliminar
  4. Si, foi tranquilidade a mais.
    Mas as escolhas de TODA a equipa técnica é dele, do local de treino?
    É que Portugal é repetente em treinar para campeonatos do mundo que irão decorrer em condições climatéricas condições difíceis em condiçoes muito mais aprazíveis...
    E depois nem tem tempo de aclimatação.
    Qualquer atleta da treta ( eu, eu ) sabe disso mas parece que os corpos dirigentes e toda uma equipa tecnica não...ou então há ou havia...outros objectivos...
    Não é normal tanta lesão, a apatia, a falta de vontade de jogar essa já a esperava, tanto não...
    O esquema imutável, os mesmos jogadores, também esperava, a questão é que sempre achei o Paulo Bento um treinador competente, não um grande treinador pois temos que concordar que é preciso ser competente para ter ficado tantas vezes em 2 lugar no campeonato.
    Mas volto a dizer, não é só o treinador, acho mesmo que toda a participação foi mal organizada em termos logísticos e desportivos.
    Assim, uma equipa que se qualificou à raCR7sca e ainda mais todos podres o que se poderia esperar?
    PS: o Rui Costa ganhou a 3 a Volta à Suiça consecutiva! Aí temos exemplo de trabalho, competência, organização e inteligência.
    Bjs e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "a falta de vontade de jogar essa já a esperava, tanto não...", perdemos contra a Alemanha, a equipa foi jogar ténis. Empatamos contra os EUA, o PB cancelou o treino. Acho que se atirou a toalha ao chão assim que abriram a porta do avião quando chegaram ao Brasil "aiiii ca-redo... está cá um bafo... assim é que não". Ninguém gosta de treinar com 30-e-muitos graus, mas uma coisa sou eu e tu, outra coisa são os jogadores e equipa técnica que recebem milhões para jogar. Por isso, o clima aqui é um factor democrático: está a ser duro para todos os jogadores.

      Ps: pois é!!! será que é este ano que o deixam liderar para vencer o Tour?

      Eliminar
  5. Não podia estar mais de acordo contigo!!! Ele fez tudo o que podia. E concordo com o que ele disse. Hoje. Que não se demite, essa função cabe mesmo ao presidente da FPF e mais ninguém! Estou convencida que amanhã irá ao fazer uma boa exibição!

    ResponderEliminar