23 de abril de 2014

A vida é feita de decisões. Esta é a minha.

O ano de 2013 foi um ano de grandes mudanças e transformações na minha vida. 2014 começou com o delinear de objectivos mais específicos, mais concretizáveis, mais tangíveis. A concretização destes objectivos está a revelar-se uma grande aprendizagem. Coisas que anteriormente pensava serem inalcançáveis, começaram a ser próximas, atingíveis e, quase que, banais. 

Quando comecei a perceber este facto, comecei a pensar sobre um objectivo nunca pensado, nem tão pouco imaginado ou sequer sonhado. Comecei a ler sobre o assunto. Comecei a escutar opiniões. Compreender depoimentos. E não querendo decidir com base no impulso, esperei. Dei tempo. Pensei nos contras. Nos sacrifícios. Na dificuldade. E perante a realidade mais pessimista - que em ultima instância é de não conseguir - decidi: vou treinar para a maratona. 




20 comentários:

  1. You go girl!

    Não é facil, mas vale a pena o esforço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you *

      Sim não vai ser fácil. A próxima etapa vai ser personalizar os treinos, mas ainda hoje faço um post sobre isso. Pode ser que me possas dar umas dicas.

      Conto ctg para me acompanhares nesta jornada. Um beijinho

      Eliminar
    2. Dou dicas, sim senhora.

      No que possa ajudar (inclusive meter-me escondido num beco para te dar um berro motivador no km 23 dos treinos longos de 30 e 35km), ajudo :D

      Bjs

      Eliminar
    3. lol assim vou mesmo parar à valeta homem...!

      Eliminar
  2. Espetacular!!! Eu diria que essa é uma boa decisão!
    Para quem está deste lado, e egoisticamente falando, eu diria que se avizinha por aqui um período emocionante para acompanhar. Quase tão emocionante quanto o dia D é toda a preparação!
    Vou acompanhar!
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigada. É muito bom sentir esse carinho :)
      Eu vou partilhando as etapas aqui, para que também vocês possam falar das vossas experiências. Sou novata neste caminho, tenho muito muito para aprender.
      Um beijinho

      Eliminar
  3. Admiro a tua coragem e perseverança! Vai tudo correr bem! Força! :)
    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada L. Fazes parte desta aventura :)

      Eliminar
  4. Uma decisão de peso, sem dúvida e que irá alterar o teu dia a dia, pois vai exigir mais tempo para treinar.

    Eu decidi em 2012, mas fui forçado a parar 8 meses, mas desde abril de 2013 que voltei a esse objetivo e agora que se aproxima o treino específico para a Maratona começo a ficar com os nervos à flor da pele.

    Se quiseres manda-me um mail para corrologoexisto@gmail.com e posso enviar-te 2 planos (um de principiante e outro avançado) que foram uma das várias fontes que utilizei para criar o meu próprio plano e alguns links com outros planos.

    A ideia é perceber a lógica implicita (similar em todos eles) e misturar de cada um deles o que nos parece mais adequado para o nosso caso, tendo em conta a nossa preparação física e as restrições de tempo a que estamos sujeitos.

    DICA: Definir a maratona que queremos fazer, saber qual a data em que se realiza e começar o plano dessa data para trás.
    DICA SUPER ÚTIL: Encontrar alguém que também vá fazer essa mesma maratona para treinar em conjunto e quem sabe fazer a prova em conjunto.

    Espero ter ajudado.

    FORÇA !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que ajudaste, toda a informação e partilha de experiências é bem-vinda!
      Obrigada pelos planos e dicas e força para ti também!

      Eliminar
  5. Admiro a tua força de vontade! Gostava um dia de fazer, espero ter a tua determinação :)
    Força nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh mel e tens tudo para conseguires, é só acreditares um pouquinho mais :)

      Eliminar
  6. Muito bom. O primeiro passo para conseguir tal feito, é querer muito e isso já tá. O 2º passo, na minha humilde opinião, é fazeres a inscrição e contares a "todo o mundo" - é assim que faço, dinheirinho do lado de lá e boca no trombone...depois não há volta atrás :) ....o mais "difícil" é a preparação longa, onde vais passar por vários estados de espirito....grande motivação ao inicio, cansaço natural, e alguma desmotivação lá mais para o 2/3 da preparação...faz parte...e é nessa altura que precisas de insistir, treinar com motivação é fácil, arranjar motivação quando não apetece é que é difícil...quando faltar duas ou três semanas, a motivação estará em alta, misturada com uma normal ansiedade e dúvidas sem fim :)...normalíssimo.....depois chega o grande dia, e é desfrutar (e sofrer um pouco tb) de uma das mais belas experiências da nossa vida de corredor....concluir a nossa primeira Maratona!!! Inesquecível.....já corri 5 até à data, em Portugal e no estrangeiro (Paris e Madrid foram experiências incríveis, especialmente a de Paris), mas nenhuma se compara à minha primeira que foi no Porto em 2012..
    Quanto a planos, existem muitos...tens que procurar o que melhor se adapta a ti, ao teu tempo disponível...eu pessoalmente não gosto de planos muito longos....3, máximo 4 meses...para não cansar demasiado o psicológico :) ....para quem tiver uma base semanal razoável de treino (como é o teu caso), é suficiente, acredita. Para os longos, é arranjar aí uma malta bem disposta e fazem-se a "brincar" ;)
    Força....estarei aqui deste lado a acompanhar o teu "caminho" até ao grande dia.
    Deixo-te a frase que me motivou (e ainda motiva) na minha primeira Maratona - "O sofrimento é temporal, a Glória é eterna".
    Vamos a isso!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, muito obrigada por estas palavras, pela partilha da tua experiência. É bom sentir o vosso apoio e carinho e, acima de tudo, a certeza de perceber que posso aprender muito com a vossa experiência.

      Um beijinho

      Eliminar
  7. Ahhh, desde um certo comentário até à resolução foi curto:)
    Ainda bem!
    Já está escolhida?
    Não sou de todo o indicado para dar conselhos mas bitaites é comigo :)
    Bora lá!!!
    PS: o relato da Maratona de Boston fez estragos;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está escolhida sim e venham de lá esses bitaites :)

      Só hoje escrevi o post, mas decidi na semana passada, pelo que vi a maratona de Boston com muito mais atenção, numa tentativa de retirar o máximo de dicas e sugestões (valeu tudo, menos os tempos, né?)

      Eliminar
  8. Resposta: eu acho que quem tem problemas de gosto é quem usa aquela bodega ahha

    ResponderEliminar
  9. E eu cá te desejo muita sorte e muita força :)

    ResponderEliminar