15 de setembro de 2014

Corrida do Tejo | Novo RP

Tinha decidido baixar o meu RP dos 10k e considerei que a Corrida do Tejo seria uma boa prova para o fazer. Sentia-me ansiosa pelo dia e queria perceber se os treinos estariam a fazer alguma diferença na minha velocidade. 

Numa fase inicial, admito que até ponderei fazer a prova em 53', mas depois de alguns comentários vossos aqui no blog e em conversa com amigos atletas com bastante experiência, o pensamento foi "estás a treinar resistência e não velocidade". Por isso, considerei que 55' seria um tempo aceitável e ainda tirava 2' ao meu RP. E assim foi... fiz as contas e percebi que tinha de fazer uma passada entre os 5' e os 6' (nas subidas). 





Decidimos partir mesmo no final e fomos praticamente os últimos a cruzar a linha de partida. Fizemos o que o Mustache tinha sugerido - deixar a malta toda arrancar até dispersar facilitando, deste modo, a "ultrapassagens". Foi uma boa técnica, mas para a próxima quero experimentar partir mais à frente. Cruzámos a partida juntos, mas seguimos a prova separados, pois cada um tentou bater o seu RP (o dele era bastante mais baixo que o meu).

E a corrida correu super bem! Todos esperávamos chuva, mas o sol espreitou e o calor fez-se sentir. Ainda assim, a prova correu-me muito bem e senti-me tão bem... nada fatigada, nada desmotivada (nem com o calor, vejam só), só eu e a minha prova, concentrada na minha passada e respiração, no meu tempo e nas ultrapassagens (e não sejam mauzinhos, tudo bem que não ia muito rápido, mas quando se parte no final há sempre muitas ultrapassagens a fazer, pois há sempre muita malta a fazer caminhada). Ainda consegui encontrar a piolhita e a Eve e senti-me tentada em continuar com elas, mas o foco era mesmo baixar os tempos... e assim foi. Beijinho numa, palmada no rabo da outra e segui em frente. 

E o resultado? 

Tempo final - 1:02:37
Tempo chip - 54'35"


Tendo em conta que o meu melhor tempo nos 10k foi na Corrida do Benfica, com 57'03", parece-me que menos quase 3' não parece ser nada mau. E vocês, foram à prova? Como correu?


21 comentários:

  1. Anónimo9/15/2014

    Ai bebé, quando eu fizer o teu tempo até te dou um beijo nessas bêças (belo apalpão que levei by the way)
    Bunny Eve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu tempo não é nada de especial. Se não tivesses feito gazeta aos treinos durante os últimos 2 meses, terminavas com um tempo inferior ao meu e sem grande esforço.

      Eliminar
  2. Parabéns J.
    Dá-lhe que já falta pouco....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos!
      Estes dois meses vão passar num instante. Força!

      Eliminar
    2. 2 meses???? Eu pensava que a Maratona escolhida era a de Lisboa....

      Eliminar
    3. Que nada... é a da iInvicta. Ainda temos tempo :)

      Eliminar
    4. Ahhh...então lá nos encontraremos ;) ...mas não são 2 meses...são 7 semanas, e as duas últimas não contam, pois são para reduzir e carregar as baterias :P...hehehehe

      Eliminar
    5. Da Inbicta??? Carago! Vamos pôr os Galegos a arder!
      ( brincadeira, Carlos Alberto, brincadeira:) )

      Eliminar
  3. 45'44".
    Podia ter feito melhor, mas tive 'medo' de arriscar cedo demais e não aguentar.
    Não é RP, mas anda lá perto. Na próxima corrida, ninguém me segura e baixo dos 44'! :)

    ResponderEliminar
  4. olha, parabéns!
    A técnica da partida retardada é boa ideia, pelo menos muito menos desgastante do que partir no meio da molhada e assim é realmente mais fácil atingir bons resultados, haja pernas, pulmão e cabeça.
    tá quase ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, também achei uma boa sugestão e resultou :) Pena é ver a classificação geral... Realmente, deviam contar o tempo de chip para a geral e não o tempo de partida...

      Eliminar
  5. eheheh e olha que essa técnica de partir quase em ultimo é uma bela técnica... dada a minha condição não fiz ultrapassagens, mas sofri de atropelamentos... felizmente nada de grave mas não gosto nada de ser abalroada.. :)

    E que bela prova fizeste :D

    E uma bela beijoca :) eheh
    beijinhos querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada piolha, foi mesmo engraçado encontrar-te lá, fiquei super contente :)

      Eliminar
  6. Que é isso de dizer que aquele tempo não é nada de especial ??? O meu RP é de 54'22'' e numa prova mais plana e com menos pessoas.

    Tá certo que eu devo pesar um pouco (ou mesmo um bocado mais) mas numa prova com tanta gente e com algumas subidas, que se sentem bem nas pernas, é um tempo muito bom.

    Quanto a partir de trás acho uma técnica muito boa e irei tentar no futuro (se este o deixar). E qual é o problema de olhar para a classificação geral?? Eu pelo menos tenho a certeza que nunca irei ganhar, pelo que isso não me interessa nada.

    Boa sorte para a Invicta. Boa escolha da Maratona e tenho a certeza que irá correr bem, pois os treinos têm sido cumpridos e os resultados vão de certeza aparecer.

    Infelizmente não a posso fazer, e apesar de nesse fim de semana eu estar com a NEURA vou ficar a torcer por todos aqueles que lá vão. Provavelmente irei estar numa zona com pouca rede e com acesso limitado à internet, mas TODOS vão estar no meu coração, e a PROVA na MALDITA da minha cabeça.

    FORÇA !!!!

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não querendo chamar-te GORDO porque pronto... não és.... mas a verdade é que deves ter mais 20/30kg a mais que eu. Coisa pouca portanto. Mas eu não me importo, acho que foi um bom tempo, agora é só tirar mais um ou dois minutinhos e fico por ai!

      E quanto à invicta, imagino que deva custar muito... se algo me impedir de participar na prova neste momento, acho que fico em casa a chorar... Mas aceita esta fase como uma fase de humildade, de amadurecimento... Quando fizeres a maratona do Porto no próximo ano, vais valorizar muito mais o cruzar a meta do que qualquer um de nós (acho eu, pelo menos por mim falo). Não desanimes.

      Beijinhos de força!

      Eliminar
  7. Muitos parabéns! Uma das dificuldades da Corrida do Tejo são mesmo as ultrapassagens. Com essa estratégia de partir mais tarde, facilita, realmente. Mas tudo isso seria evitável se as pessoas fossem mais civilizadas e soubessem correr encostadas À direita. Apanha-se demasiada gente a vaguear, com a cabeça no ar, nessa prova.

    Agora na Corrida do Montepio, ainda fazes melhor :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso e de aprenderem a encostar às bermas para atirar as garrafas, porque por duas vezes ia levando com uma garrafa nas fuças... enfim.

      não devo ir à do Montepio, mas boa sorte e que não estejas doente nessa altura :P

      Eliminar
  8. Bem, estás de parabéns.
    Andei uma altura que também corria, mas ultimamente...muita preguiça!! Tenho de voltar ao ritmo até porque estou a precisar!!

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar