29 de agosto de 2014

Treinar com música | sim ou não?



Este é um assunto que parece não reunir consenso entre a malta do desporto. Para começar, é necessário especificar o desporto que falamos (ex. Aulas de exercícios localizados vs. Spinning vs. Natação). O desporto que aqui vos trago é o que pratico com maior regularidade: a corrida. 

Dos vários amigos/companheiros destas andanças, diria que a coisa até parece estar bem dividida. Metade gosta de correr com música e a outra metade sem música. Pessoalmente, já passei pelas duas fases - quando comecei a correr, levava sempre o mp3 e dava por mim a correr ao ritmo da música. Quase como se de uma dança se tratasse. De há 2/3 anos para cá larguei o mp3, pois o ritmo da música atrapalhava o meu treino e comecei eu própria a construir a minha música, ao som da minha passada e da minha respiração, influenciada pela regularidade do terreno (entre descidas e subidas) e sempre em 4 tempos:

- inspira inspira expira expira
- inspira inspira inspira expira
- Inspira inspira expiiiiiiiiiiiiiiira

Mas ontem, ao espreitar o site da jornalista e atleta brasileira Giselli Souza (uma verdadeira inspiração para mim), vi que tinha disponibilizado várias playlist para acompanhar os nossos treinos. Inspirei-me e voltei a treinar ao som da música e, apesar de ter gostado nos primeiros minutos, a verdade é que tornou a atrapalhar o meu ritmo de treino (principalmente nas subidas onde o ritmo da minha passada e respiração alteram). 

E vocês, treinam com música ou sem? Alguém pode partilhar dicas úteis? 


18 comentários:

  1. Eu uso música, mas já usei mais. Se no início ficava muito preso ao ritmo da música, hoje em dia é um bocado irrelevante... procuro sobretudo levar música que me mantenha a cabeça a trabalhar enquanto corro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. achas que 'aprendemos' a correr sem que a musica nos influencie?
      Obrigada pelo testemunho :)

      Eliminar
  2. No inicio também corria sempre com música, sobretudo porque treinava sozinho. Ultimamente como treino muitas vezes acompanhado, acabo por prescindir da música, até porque as corridas costumam dar azo a vários temas de conversa.
    De qualquer forma, cheguei a fazer um playlist e a partilhá-la no blog: http://ms-blogue.blogspot.pt/p/musica.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa dica, gostei bastante das sugestões da playlist :)

      Eliminar
  3. Eu usi sempre mûsica!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nunca tiveste fases em que preferias treinar sem música?

      Eliminar
    2. Ke me lembre nunca!!! Mas música aos berros tb näo!!!

      Eliminar
  4. Depende :)
    Sozinho, por vezes, Trail, não, provas por vezes...mas agradeço ao meu descompasso e não sigo o ritmo, é mais para controlar o aborrecimento de estar horas sózinho comigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso é bom ser disléxico musical :P
      Mas olha que essas horas sozinho, não devia ser aborrecimento... :)

      Eliminar
    2. Carl Lewis diziam que apenas fazia os 100m e 200m (além do salto em comprimento) porque a partir daí tinha-se demasiado tempo para pensar :)

      O meu corpo adora rotinas...a mente...ahhhhhh, em dias...

      Eliminar
  5. Bom, eu depende dos dias.
    Por vezes quero ir com música pois sinto que necessito de algo para me distrair!
    Outras vezes quero treinar-me a mim prória fazendo-me treinar sem música.
    Mas das duas confesso que prefiro ir com musica. Dá-me pica e se for uma música que me puxe ui ainda melhor :D

    Mas melhor que isso.. é ir com companhia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, o melhor é mesmo ir acompanhada. Domingo lá estaremos piolha!

      Eliminar
  6. Eu também tenho dias. Treinos longos e sozinha tem de ser obrigatoriamente com musica. Em trails musica nem pensar. Gosto de ir sozinha com o bater do coração :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. heheh parece que reunimos consenso relativamente a trail e musica. Será como azeite e vinagre? Não combinam?

      Eliminar
  7. Anónimo9/07/2014

    Olá J.

    Antes demais peço desculpa por deixar aqui a minha pergunta, porque é completamente off topic daquilo que publicaste.
    Mas comecei recentemente a correr (única forma que encontrei para lidar com o stress) e gostava de te fazer duas perguntas sobre o assunto.
    Primeiro, é relativa à alimentação, mais concretamente o pequeno-almoço. Que tipo de alimentos ingeres antes e depois da corrida?
    E, em segundo lugar, o número de horas que descansas por noite. Ainda estou a tentar encontrar um equilíbrio para mim (por regra deito-me sempre muito tarde, acordo muito cedo e o corpo é que paga!). Obrigada, Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel,

      Não tens nada que pedir desculpa, sê bem-vinda e se quiseres colocar alguma questão aos outros leitores (todos eles são experientes no mundo da corrida), podes fazê-lo à vontade.

      Em primeiro lugar, quero felicitar-te por teres decidido começar a correr. Não te deixes influenciar por alguns comentários pejorativos de que "a corrida está na moda" porque o importante é que façamos alguma actividade física, independentemente de estar ou não na moda (e convenhamos, até dá um certo jeito estar na moda porque as marcas têm-se desdenhado por fazer roupinhas lindas e super femeninas heheh) .

      Respondendo às tuas questões:
      1. quando comecei os treinos para a maratona, tive de recorrer ao apoio de um nutricionista, porque andava sempre cheia de fome. Tenho um plano alimentar (que não cumpro à risca porque adoro comer), mas assenta essencialmente em proteínas e hidratos de carbono. Para ser mais especifica, antes dos treinos como pão de mistura com queijo ou fiambre, uma peça de fruta (se o treino for mais exigente) e chá. Depois do treino, como fruta com bolachas, ou iogurte com cereais. Por aí, entendes? O importante é tentar sempre combinar algum tipo de proteína com hidratos de carbono.

      2. em relação às horas de sono, bom... eu "cú de sono" me confesso. Eu tenho de dormir 7/8h senão o dia não corre bem e fico pior que bebé sem dormir a sesta. Ora, apesar do blog se chamar 7AM (isto era a minha hora de acordar antes destes treinos), a verdade é que o despertador toca todos os dias às 6h. O resultado disto é que às 22h já estou morta de sono, por isso, tento estar entre as 22:30 e as 23h na cama. Claro que nem sempre é possível, por causa do trabalho ou se tenho algum programa social, mas geralmente é essa a minha rotina. Achas que conseguias dormir às 23h? Só custa as primeiras noites, depois o corpo habitua-se a adormecer a essa hora...

      Raquel, espero ter ajudado. Se tiveres mais questões, coloca à vontade. Beijinhos

      Eliminar
    2. Anónimo9/09/2014

      Vou tentar J., mas por falta de hábito vai ser dificílimo (ou melhor, está a ser porque tenho tentado). A parte do descanso é muito difícil para mim. Acordo cedo, deito-me tardíssimo, porque trago trabalho para casa. Vamos ver se me habituo e como me dou! Obrigada, Raquel

      Eliminar
  8. Com música, porque só a fazer o "inspira inspira expira" torna-se chato

    claudiapereira96.blogspot.com

    ResponderEliminar