14 de abril de 2014

Montejunto Trail 2014

Decorreu ontem, na serra de Montejunto, o Montejunto Trail 2014, uma prova composta por caminhada (10km), trail curto (21,5km) e trail longo (37,6km). Inscrevi-me no trail curto e, de acordo com a organização da prova, estas eram as suas características:

Distância: 21,5 KM
Diferenças de Altitude: 580 metros (Altitude desde 71 metros para 651 metros)
Subida Acumulada: 1010 metros
Descida Acumulada: 860 metros
Grau de Dificuldade: Dificil
Duração Apróximada: 2 .30h



Portanto, sabia que ia ser uma prova difícil e também sabia que não ia fazer o tempo estimado pela organização (i.e., 2h30). Dadas características do terreno e da altitude - e porque não sou, e dificilmente serei,  rápida na corrida - apontei fazer uma media de 5km por hora. Devagarinho, com segurança e desfrutando das paisagens, pois aqui ninguém é profissional e não corro por qualquer equipa, por isso não quero sentir a pressão dos tempos. 

E assim lá fomos. A prova deveria ter inicio às 9h com o trail longo e às 9h15 com o trail curto, mas devido à estupidez de alguns participantes (a hora prevista de chegada dos atletas para inicio da prova era entre as 7h e as 8h20, mas às 9h15 - hora que já devia ter iniciado ambas as provas - ainda chegavam atletas) e flexibilidade da organização (que permitiu a espera desses atletas e atrasou o seu inicio), a prova começou mais de 30m depois do previsto. 


Lá partimos e fizemos o que podíamos e como podíamos. Uma vez mais implorei à minha lebre sexagenária para desacelerar... Difícil, minha gente, isto anda muito difícil... aqueles 63 anos são muito avançados para mim. Tenho de arranjar outra lebre! E de preferência com 87 anos! 

Não liguei a aplicação runtastic porque fiquei sem carregador do telefone este fim-de-semana e não queria gastar a pouca bateria que ainda tinha, não fosse acontecer alguma emergência. Além disso, até à hora de escrita deste post, também ainda não foram lançados os resultados desta prova. Não posso dizer-vos com grande certeza os tempos que fiz. Acho que andou por volta das 4h10m. Mas não, não me sinto envergonhada por este tempo. Sei que fui das últimas a chegar à meta. Sei que os últimos 800m fiz a andar, porque as minhas pernas já não respondiam. Sei que foi muito duro para mim. Sei que esta foi, sem dúvida alguma, a prova mais difícil que fiz na minha vida. E nesses últimos 800m pensava porque motivo estava naquele estado, totalmente estoirada. E depois lembrei-me.... para além de subir quase 5km seguidos (primeira subida), foi a altitude que me provocou os estragos. Foi perceber que no intervalo dos quilómetros 13 a 15 ter de parar quatro vezes para respirar e baixar o ritmo cardíaco, por já sentir nos meus ouvidos o coração a bater. E foi o calor que se fez sentir e desgastou ainda mais o corpo. 

Desta prova levo uma grande lição de humildade. Não sou nenhum "carapau de corrida" nem ambiciono ser. Tenho uma passada lenta e pouca resistência. Os meus objectivos são básicos e, salvo raras excepções, passam por chegar tranquilamente à meta. 

Agora, uma coisa é certa, a o Montejunto Trail é uma prova excepcional, com paisagens deslumbrantes e de cortar a respiração. Quem gosta de trilhos, esta é uma prova a realizar. Mas vão preparadas para a dureza da prova e para a sua altitude. 

Deixo-vos as fotos. 













fotos cortesia de @msblog (instagram)

6 comentários:

  1. Ahaaa...fostes picada pelo "bichinho" do trail....fizeste o mesmo erro que eu quando fiz o meu primeiro trail, fiz contas ao tempo que iria precisar como se fosse em estrada, stressei e desgastei-me demais ao inicio e paguei a factura, mas cheguei ao fim....nada a ver, não é? Resultado...grande sofrimento, grande empeno....mas muita vontade em voltar a experimentar. Mesmo agora, que conto com alguma experiência em provas longas e difíceis, não faço planos de tempos de chegada....existem muitos factores subjectivos (altitude, altimetria, tipo de piso, e muito mais)...para mim, os trails são passeios, longos e duros na maioria da vezes....são para desfrutar ao máximo e para me superar....com o tempo aprende-se a gerir melhor o esforço (caminhar nas subidas, correr em plano e em algumas descidas, alimentar e hidratara-se devidamente), aprende-se técnicas de progressão mais rápida (não necessariamente a correr)....e olha que fazer mais de 1000m2 D+ em "apenas" 21,5km é bem durinho. Parabéns. Que venham mais....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos, sabe muito bem ler essas palavras. É com testemunhos como o teu que vou aprendo mais.
      Não foi a minha estreia em trilhos, mas foi o primeiro trail com uma distancia mais longa e logo tão dificil... O próximo já esta agendado. Enquanto ontem ainda estava a recuperar do esforço, já me estavam a desafiar para Coruche. Esta malta é muito viciada mesmo :)
      Bons treinos

      Eliminar
  2. Deixa-me apenas dizer que na minha opinião és muito modesta. És um exemplo de que as mulheres não são o sexo mais fraco. Uma grande percentagem de homens não conseguiria fazer essa prova e muito menos terminá-la! Força para as próximas! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aahhhh não é bem assim, mas obrigada pela força ;)

      Eliminar
  3. Sábias palavras, as do despertador, ou não!
    Afinal foi um pequeno sacrifício para o que pareceu ser uma bela prova.
    E olha que pelos números da prova ela é bem durinha!
    Em relação às lebres sexagenárias essa malta é do piorio, só batida pelas lebres septagenárias!
    Vou em Monsanto (isto foi em Fevereiro de 2013, um pouco em pior forma que agora) numa bela subida, a arfar, lento mas a pensar que estava melhor e passam por mim 3 ou 4 septagenários ou ainda mais na amena cavaqueira, estavam a AQUECER para a Corrida da Árvore!
    Por isso cuidado com essa malta! :)
    Então bons Trilhos da Cortiça ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu despertador é muito inteligente!
      pois é, esta minha lebre... Preciso ter uma conversa séria com ela sobre o reumático e valores do PSA e do colesterol a ver se reduz um pouco... (o homem ia-me matando! já na prova do Benfica implorei para abrandar... caneco...!)

      Eliminar