3 de março de 2014

20+1km Cascais

Decorreu ontem a prova para a qual passei o ultimo mês a treinar - 20km de Cascais. A prova correu particularmente bem - para mim - tendo em conta uma série de variáveis necessárias a ter em conta. A ver:


  1. estas duas últimas semanas, devido a motivos profissionais, só foi possível fazer dois treinos;
  2. a caminho da prova, tive uma descarga de adrenalina quando, devido ao piso escorregadio, ia despistando o carro numa rotunda (o carro perdeu aderência ao piso e foi fazer tudo para não fazer peão, nem embater em carros ou rails)
  3. chegamos às 9h15 a Cascais (a prova começava às 10h) e dava tempo para ir fazer um pequeno aquecimento e regressar ao carro para deixar os fatos de treino e equipar devidamente com os dorsais, chips, perneiras, cremes, etc. Neste intervalo, tranquei o carro com a chave lá dentro. E os dorsais. E os chips. E eu a pensar que vidro ia partir para abrir o carro. 
  4. nos abastecimentos tenho o hábito de levar comigo uma pequena garrafa de água. Geralmente, deito-a no lixo dos abastecimentos seguintes e pego numa garrafa nova e lá vou eu. Raramente atiro uma garrafa para o chão. Com abastecimentos de 5km em 5km, esta consciência cívica deu frutos ontem quando chegámos ao segundo abastecimento (i.e., 10km) e já não haviam garrafas de água. Exactamente no momento em que precisava de água para tomar gel. Este é portanto um hábito a não perder.
  5. problemas nos abastecimentos são comuns e também consigo entender que o tempo das vacas gordas (e dos chocolates e gelados nos finais das provas) já lá vai. Por isso, não me espantei quando cheguei ao final da prova e percebi que fui das últimas a conseguir uma pequenina maçãzita. Pior ficou quem chegou depois de mim. 
  6. como referi no ponto anterior, problemas nos abastecimentos são comuns, mas não é comum perceber que no quilometro 17 está marcado 16km e quando chego à meta, que indica 20km, no meu gps marca 21km. Ainda pensei "bem... se calhar é o GPS do meu telefone que não está bom", mas até estava e fiquei toda orgulhosa quando percebi que... gente... fiz a minha primeira meia-maratona sem o saber!!! 


Portanto, e tendo em conta os argumentos apresentados, a coisa correu muuuuito bem. Hoje sinto apenas umas dorzitas nas articulações (joelhos e pés), mas nada que não se aguente. 

Ficam algumas fotos para registar o momento.








14 comentários:

  1. Ouvi por aqui alguém dizer que não corria no mesmo campeonato que eu.

    Pois bem, ao que leio neste post, essa mesma pessoa que disse que não corria no mesmo campeonato que eu estava certíssima, pois ao que vejo fez um tempo de 2:08'48'' e o meu record pessoal na meia é de 2:14'01''.

    Muitos parabéns pela primeira Meia Maratona e pelo excelente tempo.

    Votos de uma boa recuperação e de bons treinos rumo à Meia Maratona de Almada, e há que continuar a treinar subidas, pois a Meia de Almada não é nada plana.

    P.S. : Não vai ser na Meia de Almada que vou bater as 2:08', pois aquilo é a subir e a descer.

    Continuação de bons treinos,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu record é de 2:14, mas tens de ter em atenção o percurso das provas. Esta de Cascais, apesar de ter subidas, não eram muito complicadas, por isso não estragou muito os tempos. Além disso, com os treinos que tens feito (com uma companhia não muito simpática, pelo que tenho percebido) estou certa que batias estes tempos num instantinho.

      A caminho da meia de almada!

      ps. Não vais à da 25 abril, pois nao?

      Eliminar
    2. O meu record foi na Meia dos Decobrimentos, que tirando uma subida inicial era plana.

      Não vou à da ponte, pois é o aniversário da minha mulher, mas vou estar na de Almada.

      Fernando Varela

      Eliminar
  2. Grande tempo! Mesmo com esses contratempos todos, foi uma excelente prova.

    Agora é tentares gerir bem o tempo que falta para a meia da ponte.... treinos curtos nos próximos tempos e um mini longão a rondar os 12k no próximo fim de semana e estás pronta para outra :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. até que enfim que alguém me faz um plano de treinos! obrigada, vou cumprir o recomendado!!!

      estava a pensar ir à "boleia" nas lezírias de 15km, achas que é muito?

      Eliminar
    2. Desde que vás com calma... não vejo razão para não o fazer. Nunca fui à Corrida das Lezírias, mas creio que seja planinha... :)

      Eliminar
    3. Eu vou pela primeira vez à das Lezírias e pelo que me contaram, apenas tem umas pequenas subidas no acesso à ponte sobre o Rio Tejo (não sei o nome da ponte) e de resto, pelo que me disseram é plana.

      Fernando Varela

      Eliminar
  3. Foi uma grande aventura! Muito bom! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. grande aventura, boa prova, não foi? :)

      Eliminar
  4. E assim se acorda de manhã e se regressa a casa com uma meia-maratona no currículo!
    Parabéns pelo desempenho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagina: se fosse uma prova de 10km e fizesse 11km ficava fula, agora numa prova de 20km fazer 21km sem contar com isso... é que uma pessoa fica tão orgulhosa que nem dá para se zangar com a organização!

      Eliminar